terça-feira, 27 de outubro de 2009

Costeletas de borrego

Boa noite 'Paratodos'

Variamos hoje com umas belas costeletas de borrego. ;)

Temperamos a carne (2 ou 3 por pessoa) com sal e pimenta e reservamos enquanto se prepara o resto.
Num tacho pomos 1 cebola picada, 1 dente de alho, 1 colher de sopa cheia de margarina, 1 pouco de óleo e 1 cenoura partida em bocados grossos. Deixamos frigir um pouco e juntamos a carne deixando alourar.
Juntamos 1 tomate desfeito, um copo de cerveja (ou vinho) e deixa
Querem 1 belo e delicioso acompanhamento???? .... Está bem!!!!! ;)

Cozer massa cotovelinho e 1 pacote de legumes congelados (macedónia). A quantidade de acordo com o número de pessoas que vai comer.

Quando a carne estiver quase, mistura-se o acpanhamento e deixa-se apurar. Tá feito!!

domingo, 25 de outubro de 2009

Bolo de Caramelo

Boa noite 'Paratodos'


Que tal hoje um bolinho pra variar?? Bem fácil.. daqueles que se cozinha enquanto se faz o amoço de domingo ;)



4 ovos
2 chávenas de farinha
2 chávenas açucar
1/2 chávena e óleo
1/2 chávena e leite
4 colheres de caramelo liquido
1 colher de café de fermento
raspa de limão

Bates as gemas com o açucar. Quando ficar esbranquiçado juntas a farinha, o leite, o óleo, o caramelo, o fermento e a raspa de limão. Vais sempre batendo bem e juntas as claras em castelo. Levas cozer em forma untada de margina e polvilhada com farinha.

O tempo é relativo, depende do forno. Levas a forno médio/alto e passado 40 a 50 minutos está pronto

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Empadão de atum

Boa noite 'Paratodos'

Amanhã vai ser o meu jantar:

Para 4 pessoas, fazes o puré que tenho nas receitas 'mais antigas' e num tacho refogas 1 cebola média e 1 cenoura migadinhas, 1 dente de alho, 1 tomate bem maduro e azeite a cobrir o fundo.

Juntas o atum (3 latas) e deixas cozinhar um pouquinho.

Num tabuleiro pões uma camada de puré, no meio o preparado de atum, 1 camada fininha de maionese e a última camada é puré. Barras com 1 ovo batido e vai ao forno só pra alourar.

Tá feito ;)

Opção: Também podes juntar ao preparado de atum um pacote pequeno de natas e sendo assim já não pões a maionese. Também fica bom!


quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Costoletas de cebolada

Boa noite 'Paratodos'

Umas simples costeletas ficam deliciosas com os ingredientes certos ;)

Num tacho cortas uma cebola ás rodelas fininhas e também 1 dente de alho, pões azeite a cobrir o fundo 1 golpe de óleo, 1 colher de sobremesa de margarina e outra de banha. Podes pôr metade de 1 caldo de carne e deixas refogar 1 cadicho. Juntas 1 tomate pequeno, maduro cortado aos bocadinhos e 1/4 de pacote de polpa de tomate e uma colher de sobremesa de massa de pimentão. Uma mexidela e......... PRONTO!!! A 'poção mágica' tá feita!!!

Juntas 4 costeletas e deixas cozinhar na 'poção mágica'. Quando estiver quase pronto juntas um cálice pequeno de vinho do Porto.

Olha... Deixa-me dizer-te... É do melhor!! E garanto-te... demora mais tempo a escrever do que a fazer ;)

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Arroz de Açafrão

Boa noite 'Paratodos'

Pra fugir um bocadinho ao: arroz de manteiga/batata frita/esparguete .... Aqui vai uma alternativa colorida ;)

Levas a refogar num tacho 1 cebola pequena, 1 dente de alho, bacon aos cubinhos (já compras partido no supermercado), aí meia caixinha e azeite a cobrir o fundo. Adicionas 1 chávena de arroz agulha préviamente lavado e deixas embeber na gordura, sempre a mexer com a colher de pau. Quando estiver translúcido juntas 3 chávenas de água a ferver com uma colher de chá de açafrão e sal qb. ---- Deixas cozer e já está! Além de saboroso, adquire uma cor amarela muito agradável.

Não abuses no sal!! Olha pela tua saúde.. Há dicas super fixes no http://mundo-terapias.blogspot.com/

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Puré de batata com natas

Boa noite 'Paratodos'

Adoooorooo puré de batata e é sempre uma opção pra variar nos acompanhamentos.

Ora bem.. Cozes as batatinhas, que se forem médias podem ser aí umas 3 ou 4 por pessoa, ás rodelas e com água a cobrir as batatas, pra ferver + depressa e cozer rápido. Quando ferver pôr sal q.b. Logo que cozam pôr 2 nozes de margarina, 1 pitada de pimenta preta, 1 pitada de noz moscada, 1 pacote de natas pequeno e 1 ovo e esmagar tudo com 1 garfo.

Se ficar aguado leva ao lume baixinho a engrossar. Mas não fica aguado.... Fica é Super Bom!!!!

Para amassar o puré, comprei um instrumento próprio na tupperware que é 1 espetáculo.
Enjoy!

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Entrecosto

Boa noite 'Paratodos'
Querem saber o que fiz para o jantar? ENTRECOSTO!!!
Ai tãoooo booommm!!!
E tão fácil... ;)
Pegas numa tira de entrecosto e temperas (dos 2 lados) com: sal, pimenta, colorau, dentes de alho picadinho (põe bastante), piri-piri(1 colherinha de café), lascas de caldo de carne KNORR (meio cubo pra cada lado).

Regas com um fio de azeite e outro de óleo (+ azeite do que óleo), espalhas bocadinhos de margarina e banha (pouca).

Regas com um pouco de cerveja (1 copo) e vai ao forno alto, previamente aquecido.

Não te esquecas de ir virando e vais pondo o resto da cerveja. (Mais para o fim se gostares experimenta pôr 1 cálice de Porto e wiskey... o resultado é excelente, acredita!!)

Isto vai muito bem com puré e salada.

--- 1 vinho bom e em conta?? Palmela!! Não ficas nada mal se o puseres na mesa do jantar ;)

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Fango com iogurte


Boa tarde 'Paratodos'

Um franguinho mt fácil que fica sempre bem tenrinho e saboroso. Ora aí vai:

Numa panela de pressão juntar 1 cebola grande picada, 2 iogurtes naturais, 1 copo de iogurte cheio de óleo, 1 frango cortado aos bocadinhos, sal, pimenta e uma pitada de piri-piri. Uma colher de chá de ervas aromáticas e um pouco de salsa cortadinha.

Vai a lume brando e deixas cozinhar por cerca de 30 min (ir abanando a panela).

Deixas sair o vapor, tiras a tampa e juntas 1 cerveja pequena, 1 esguicho de whiskey e outro de vinho do Porto. Fechar a panela e deixr apurar em lume brando mais 15 a 20 minutos.


Esta comidita vai mesmo muito bem com puré mas com arroz branco também é um espetáculo.


Bom apetite


quinta-feira, 8 de outubro de 2009

BlogBlogs.Com.Br

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Sopa de cebola

Boa noite 'Paratodos'

Uma sopinha leve, que seve como entrada e fica sempre super saborosa ~;)

Numa panela colocar 4 cebolas grandes, 2 batatas grandes, 2 cenouras grandes e uma courgete também grande, tudo descascado a cozer com um pouco de sal, um fio de azeite e um caldo de galinha (Knorr).

Numa tacinha com um pouco de caldo da sopa desfazer 1 colher de sopa de farinha maizena. Quando os legumes estiverem cozidos, bater muito bem com a varinha mágica, juntando a maizena já desfeita e bater tudo junto. Juntar 2 dentes de alho esmagados ainda com um pouco de casca e deixar levantar fervura.

Desligar o fogão, pôr uma colher de margarina dentro da panela e tapar (não precisa mexer) ou então também fica e sabe muito bem, quando a sopa já está no prato colocar 3 mini tostinhas com uma colher de manteiga por cima de cada uma. huuummmmm!!!! Que delícia!!!!!

domingo, 4 de outubro de 2009

Atum com massa

Boa noite 'Paratodos'

O atum é muito versátil, a minha avó fazia uma bela salada com ele que eu adorava, mas essa... fica pra próxima. Hoje vai uma outra que fica sempre bem (e a mnha filhota ADORA!!)
Numa frigideira colocar 1 cebola pequena bem picadinha em lume brando e adicionar 3 (ou 4) latas de atum desfeito com um pacote pequeno de natas. Mexer um pouco com a colher de pau e adicionar um pacote de polpa de tomate (também dos pequenos). Deixar cozinhar e ir envolvendo (eu costumo pôr uma pitada de pimenta preta).

Cozer a massa (esparguete ou ninhos ou outra qualquer...) com água, sal e um fio de óleo (+ ou - 8 min). Quando estiver cozida, escorrer a água e juntar o preparado de atum, envolvendo bem. Se escolheres o ninhos são cerca de 2 ninhos por pessoa.. melhor é sempre pôr + um pouco de massa .. mais vale sobrar q faltar ;)

Colocar numa travessa e por cima queijo mozzarella. Vai uns minutos ao microondas e já está!

sábado, 3 de outubro de 2009

Tempero de salada

Boa noite 'Paratodos'

Para não temperar a salada sempre e só com o tradicional azeite e vinagre e sal.... aqui vai uma 'variação' ;)
Deitar para dentro da saladeira os nossos amigos azeite (1 fio) vinagre (1 esguicho) e sal, mas não ficamos por aqui... Vamos pôr também uma colher de sobremesa de maionese e um 'esguicho' de mostarda e quiçá uma pitada de pimenta preta. Mexemos e juntamos os legumes já lavados e escorridos.
Agora, com as nossas próprias mãozinhas envolvemos tudo (sem amassar claro).

ENJOY!!

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Bacalhau á Brás

Boa noite 'Paratodos'

Hoje apetecia-me mesmo jantar isto... A sério!! Tinha era que ser rápido porque não havia muito tempo, então substitui-se umas coisinhas das receitas da avó e... fica bom na mesma ;)

Para 4 pessoas, demolhar uma embalagem de bacalhau desfiado. Refogar 1 cebola pequena e azeite e quando ficar loura juntar o bacalhau (costumo pôr-lhe um pouco de pimenta preta). Envolve-se, envolve-se(durante uns minutos)... e junta-se 1 pacote de batatas palha dos pequenos e.. envolve-se, envolve-se! ;).

Batem-se os ovos (6) e temperam-se com sal (pouco). Deitam-se no tacho e mexe-se até ficarem cozinhados. Na travessa de ir á mesa polvilha com salsa e acompanha com azeitonas e uma bela saladinha.

Fácil e bué de rápido