quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Frango á Gargaté



Boa noite 'Paratodos',


Hoje vou partilhar uma receita que me deu um amigo que é um verdadeiro mestre na arte culinária. Quando se cozinha com aquele espírito artístico do João Gargaté... só pode sair uma obra de arte ;D.... Aí vai... apreciem:


Num tacho com água e sal e três folhas de louro, cozes metade de um frango (ou um inteiro) depende...para duas pessoas é um inteiro...e juntas meio cubo de Knorr de galinha. Entretanto noutro tacho aqueces água, juntas sal (pouco) e juntas arroz. A meio da cozedura adicionas um pouco de margarina Vaqueiro.
Depois do frango estar cozido, reservas. Numa frigideira com manteiga, adicionas os cogumelos (daqueles brancos, ou dos castanhos, champignons fatiados, préviamente escaldados com água quente e deixas fritar um pouco...ao de leve).
Retiras o frango e desfias a carne. Entretanto noutra frigideira, com um pouco de manteiga, juntas farinha na manteiga derretida e vais mexendo e adicionando o caldo do frango, juntas um nadinha de caril e noz moscada...muito pouco...e pimenta...vais mexendo até se formar um molho meio expesso...
Nesse molho juntas alcaparras, poucas, porque são amargas, juntas o frango desfiado e os cogumelos, e envolves durante uns minutos.
Colocas o arroz num prato, fazes um círculo de arroz e no meio enches com o conteúdo da frigideira, o frango e os cogumelos...picas um pouco de salsa sobre o arroz.

Alcaparras são umas coisitas verdes do tamanho de ervilhas, que se vende em frascos pequenos, por exemplo no pingo doce...é tipo pickles...e são usadas em diversas iguarias para tornar o resultado de molhos um pouco para o agridoce...
Uma variante muito saudável desta receita, que também já tenho usado...é o juntar de espargos brancos. Neste caso de frasco, espargos esses que são bons amigos dos rins e bexiga!... verdadeiros purificadores...
O importante é cozeres o frango em folhas de louro e sal !...é o que dá o sabor á carne... experimenta!

Sem comentários:

Enviar um comentário